Novo site

NOSSA CARTILHA

ÚLTIMAS HISTÓRIAS

Melina Vitoria Ferrone Martins

Em 2011, juntamente com a minha esposa Michele, planejamos nosso bebê. Todos os procedimentos e cuidados foram tomados antes da Michele engravidar: encerramos o uso da pílula 3 meses das tentativas, passamos por consultas médicas e escolhemos o melhor médico para o pré-natal. Assim que Michele engravidou, todas as consultas…

LEIA A HISTÓRIA.

João Messias de Oliveira Silvério

A nossa história começa quando João Messias estava com 20 dias. Levamos ele em uma consulta rotineira e o médico ouvi um “sopro” e nos encaminhou para um cardiopediatra. Alí fizemos um ecocardiograma e constatou a CIV+CIA. A médica foi bem realista conosco nos explicando certinho o que era aquela…

LEIA A HISTÓRIA.

EM DESTAQUE

Aniversário 5 anos!

5 anos! AACC Pequenos Corações comemora as conquistas em prol das crianças cardiopatas no Brasil Nesta terça-feira, 24, a Associação de Assistência à Criança Cardiopata (AACC) Pequenos Corações completa 5 anos de fundação. Uma data histórica ao longo de 8 anos, em que algumas mães, unidas pela saúde e sobrevivência dos seus filhos, passaram a compartilhar experiências, a criar materiais e unidades de apoio para os familiares de crianças cardiopatas. A comemoração será hoje, às 19 horas, na sede em São Paulo-SP – Rua Raul Carmilo, 58, Bela Vista – e reunirá a diretoria da AACC Pequenos Corações, coordenadores dos núcleos voluntários de diferentes Estados, as mães que se hospedam na sede e também os médicos que acompanham a instituição.…

LEIA A HISTÓRIA.

Dia da Cardiopatia Congênita 2015

Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita, dia 12 de junho. No ano passado, estávamos muito felizes com a conquista da obrigatoriedade do Teste do Coraçãozinho (Oximetria de Pulso) em todas as maternidades publicas do país. Contudo, apesar de já ser lei, o teste ainda não é realizado em todos os lugares como deveria e quando é feito, na maioria das vezes, conseguimos apenas o diagnóstico, e não o tratamento da criança com problemas cardíacos. Atualmente nascem hoje no Brasil cerca de 28.648 cardiopatas a cada ano. Desses, 23.118 vão precisar de cirurgia cardíaca, mas apenas 5.773 cirurgias foram realizadas em 2014. Em alguns estados o déficit chega a 90%.* E o que acontece com as demais 17 mil crianças? Muitas…

LEIA A HISTÓRIA.

Pequenos Corações comemora sucesso das ações semana da cardiopatia congênita

Junho foi um mês especial para a Associação de Apoio à Criança Cardiopata Pequenos Corações, que presta assistência a crianças acometidas por cardiopatia congênita (anormalidade na estrutura ou na função do coração que surge nas primeiras oito semanas de gestação) em 53 cidades brasileiras. A instituição conseguiu mobilizar milhares de pessoas ao redor do país em ações organizadas por 30 de seus núcleos na semana de 12 de junho, Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita. “No ano passado, tivemos uma vitória grande: a inserção do teste do coraçãozinho no Sistema Único de Saúde. Infelizmente, o exame ainda não é praticado como deveria, e muitas crianças seguem sem o tratamento adequado e precoce. Por isso, em 2015, a nossa luta está…

LEIA A HISTÓRIA.
Cardiopatia Congênita é qualquer anormalidade na estrutura ou função do coração que surge nas primeiras 8 semanas de gestação quando se forma o coração do bebê. Ocorre por uma alteração no desenvolvimento embrionário da estrutura cardíaca, mesmo que descoberto no nascimento ou anos mais tarde.

CARDIOPATIA NA MÍDIA

Uma doença insidiosa e por vezes silenciosa

As miocardiopatias são um grupo de doenças cuja principal característica é o atingimento directo do músculo cardíaco. Esta lesão do miocárdio associa-se a disfunção mecânica e muitas vezes eléctrica com consequente dilatação e/ou hipertrofia cardíaca. Todo este processo culmina numa insuficiência cardíaca progressiva mais letal que muitos tumores malignos. As miocardiopatias podem ser primárias (afectando apenas o coração) ou secundárias (consequência de doença sistémica, abuso de drogas, álcool, etc) As miocardiopatias primárias podem ser genéticas (sendo a miocardiopatia hipertrófica o exemplo mais prevalente), não genéticas ou adquiridas (ex: miocardite no contexto de síndrome gripal), No caso de se tratar de uma causa genética, a expressão fenotípica pode não se manifestar imediatamente mas apenas numa fase imprevisível da vida. Esta situação…

LEIA A HISTÓRIA.

ARTIGOS MÉDICOS

A importância da ecocardiografia fetal

A ecocardiografia fetal é um exame realizado por especialistas em avaliação cardíaca dos fetos durante a gestação e que possibilita o diagnóstico de defeitos cardíacos antes do nascimento. As cardiopatias congênitas são os defeitos de “fabricação”, como eu costumo dizer, mais frequentes, presente em quase 1% dos nascimentos. São muito mais comuns que , por exemplo a síndrome de Down e outros que costumam ser pesquisados durante o ultrassom. Por ser um órgão um pouco mais complexo de se avaliar pelo não especialista na área , é muito comum ainda que bebês nasçam com defeitos cardíacos sem ter tido o diagnóstico durante o pré-natal o que pode gerar um situação de emergência para os médicos e de muito stress para…

LEIA A HISTÓRIA.

Núcleos da Pequenos Corações

FALE CONOSCO

  • Associação de Assistência à Criança Cardiopata - Pequenos Corações
  • Rua Raul Carmilo, 58, CEP 01323-06
  • Bela Vista • SP
  • contato@pequenoscoracoes.com

ÚLTIMOS POSTS

Aniversário 5 anos!

5 anos! AACC Pequenos Corações comemora as conquistas em prol das crianças cardiopatas no Brasil Nesta terça-feira, 24, a Associação…

NOSSA FANPAGE

Assine a Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber nossa newsletter.